Nascida em 14 de outubro de 1888, em Wellington, na Nova Zelândia, Katherine Mansfield foi uma importante contista e ensaísta do movimento modernista. Sua obra marcou e influenciou diversas gerações de escritores e continua reverberando até os dias atuais.
Conheça alguns escritores inspirados por Katherine Mansfield!
Virginia Woolf
Katherine e Virginia se conheceram em 1917, apresentadas uma à outra por um membro do grupo de Bloomsbury. Foi uma amizade baseada em admiração e respeito, mas também em certa competitividade e rivalidade – apesar de ter publicado a amiga em sua editora, em seu diário, Woolf admitiu: “a única literatura de que tive inveja na vida”.
Clarice Lispector
Lendo a obra da neozelandesa pela primeira vez, Clarice se viu espelhada naquele texto. Na crônica O primeiro livro de cada uma de minhas vidas, ela relata que, por acaso, começou a ler um livro de Mansfield em uma livraria, aos quinze anos, e pensou “mas esse livro sou eu!”.
Ana Cristina Cesar
A poeta e tradutora Ana Cristina Cesar conheceu a escrita de Mansfield durante a adolescência, no tempo que morou na Inglaterra. Anos mais tarde, ela escolheu a autora e o conto Bliss para serem os seus objetos de estudo no mestrado – tendo sido ela, inclusive, a primeira a traduzir o título como Êxtase.
Vinicius de Moraes
Katherine Mansfield também cativou o poeta Vinicius de Moraes que, em 1937, escreveu um soneto em sua homenagem:
Soneto a Katherine Mansfield
O teu perfume, amada — em tuas cartas
Renasce, azul… — são tuas mãos sentidas!
Relembro-as brancas, leves, fenecidas
Pendendo ao longo de corolas fartas.
Relembro-as, vou… nas terras percorridas
Torno a aspirá-lo, aqui e ali desperto
Paro; e tão perto sinto-te, tão perto
Como se numa foram duas vidas.
Pranto, tão pouca dor! tanto quisera
Tanto rever-te, tanto!… e a primavera
Vem já tão próxima!… (Nunca te apartas
Primavera, dos sonhos e das preces!)
E no perfume preso em tuas cartas
À primavera surges e esvaneces.
Gabriel García Márquez
Ao elencar 24 obras que o impactaram como leitor e escritor, García Márquez incluiu os contos de Mansfield ao lado de outros clássicos, como A metamorfose, de Kafka, Moby Dick, de Melville e Mrs. Dalloway, de Woolf.
D.H. Lawrence
Por algum tempo, Mansfield e D.H. Lawrence foram amigos íntimos – inclusive, a personagem Gudrun de Women in Love, livro de Lawrence, foi inspirada na escritora. No entanto, a amizade desandou e eles não se reconciliaram antes da morte de Katherine, em 1923.
E você? Já conhecia o trabalho da escritora?